The Political Construction of Brazil

2017. An encompassing analysis of Brazil’s society, economy and politics since the Independence. A national-dependent interpretation. Three historical cycles of the relation state-society: State and Territorial Integration Cycle (1822-1929), Nation and Development Cycle (1930-1977) and Democracy and Social Justice Cycle (1977-2010). Crisis since then. (Book: Lynne Rienner Publishers)

Mais informações

Macroeconomia Desenvolvimentista

2016. With José Luis Oreiro e Nelson Marconi. Our more complete analysis of Developmental Macroeconomics – the central economic theory within New Developmentalism. (book)

Mais informações

Bons artigos que li recentemente


Documentos 1 a 60 de 3075



Filigranas

Maria Herminia Tavares de Almeida (2019) O desrespeito às leis, por quem tem a obrigação de zelar por elas, torna tudo possível.



Opressão vivida hoje por indígenas é rara

Manoela Carneiro da Cunha (2019) É uma vergonha o Brasil jogar fora esta enorme riqueza que é a biodiversidade; espero que seja transitória, não é possível que continue (Entrevista a Daniela Chiaretti, Valor).



Ideologia de gênero

Drauzio Varella (2019) Nos dias de hoje, demagogos se apropriaram do preconceito social.



A virtude da tolerância e os riscos da omissão

Pedro Cafardo (2019) Se não há reação a absurdos, as omissões podem ser mortais.



Recessões ficam mais raras e assustadoras

Robin Harding (2019) Com base no comportamento das recentes quedas de atividade econômica, há poucos sinais de que uma recessão já esteja a caminho. O que é indubitável é que uma desaceleração nas condições atuais será excepcionalmente difícil de combater.



Desnacionalização, integração global e competitividade

Fernando Sarti e Mariano Laplane (2019) Maior participação do capital estrangeiro mais reforçaram do que transformaram a inserção externa vigente.



Capitalismo no último posto da estrada

Adair Turner (2019) A menos que os defensores do capitalismo apoiem metas e políticas muito mais ambiciosas para alcançar emissões zero até 2050, eles não deveriam ficar surpresos se aumentar o número de pessoas que acham que o capitalismo é o problema e não parte da solução.



Arrependimentos corporativos

Luiz Gonzaga Belluzzo (2019) É impressionante a saída líquida de recursos das grandes empresas para remunerar acionistas e recomprar ações.



Why America's CEOs Have Turned Against Shareholders

Katharina Pistor (2019) The chief executives of America's largest companies made news this month by coming out against a model of corporate governance that has for decades prized shareholder value over all other considerations. But no one should assume that corporate America has finally seen the light.



Two systems, one world

Joschka Fischer (2019) Like the twentieth-century Cold War between the United States and the Soviet Union, the new rivalry between China and the West is a contest between fundamentally incompatible political systems. And the idea that freedom and democracy will prevail can no longer be taken for granted.



Is Stakeholder Capitalism Really Back?

Joseph E. Stiglitz (2019) We will have to wait and see whether the US Business Roundtable's recent statement renouncing corporate governance based on shareholder primacy is merely a publicity stunt. If America's most powerful CEOs really mean what they say, they will support sweeping legislative reforms.



Política monetária a zero

José Roberto Campos (2019) Há espaço ao pessimismo. A política fiscal já vem sendo usada e ainda assim a economia global está desacelerando.



Custos do Estado de Direito

Oscar Vilhena Vieira (2019) O desafio é combater a corrupção, respeitando a lei.



Mudando o foco

Felipe Lane de Sousa (2019) Tempo ideal de "proteção" assim como os custos da política são desconhecidos e questionáveis.



Preservar Amazônia é mais lucrativo que desmatar

Ricardo Abramovay (2019) Autor argumenta que manancial da Amazônia precisa de políticas favoráveis à emergência de uma economia do conhecimento (e não da destruição) da natureza. A devastação não produz riqueza ou inovação -favorece o extrativismo primitivo e sufoca a produção mais lucrativa de itens nativos da floresta.



Hora da abolição?

José Eli da Veiga (2019) Sem que a posse de armas nucleares seja deslegitimada, quais as chances de ampliação real da democracia?



Consequências econômicas da operação Lava Jato

Paula e Moura (2019) Setor de petróleo e gás foi a ponta de lança do processo de desmonte da engenharia e infraestrutura do país.



Petróleo, Guerra e Corrupção: para entender Curitiba.

José Luís Fiori e William Nozaki (2019)



Prefiro não ter princípios

Suzana Herculano-Houzel (2019) Ter certos valores e objetivos é o que me permite fazer escolhas inteligentes.



Juristas estrangeiros se dizem chocados e defendem libertação de Lula

Monica Bergamo (2019) Manifesto em defesa do petista inclui professora citada por Deltan como referência em estudo contra corrupção.



Está apenas começando

Joel Pinheiro da Fonseca (2019) Bolsonaro não quer mudar, e mesmo que quisesse, seria tarde; ele já mentiu demais, queimou pontes demais.



Sociedade civil denuncia intervenção no Conselho Nacional de Direitos Humanos

Entidades da sociedade civil (2019) Entidades vem a público repudiar mais um dos incessáveis ataques ao campo dos direitos humanos no Brasil e à sociedade civil brasileira.



The anatomy of the coming recession

Nouriel Roubini (2019) identifies three negative supply shocks that could sap business and consumer confidence in the coming months.



The unsustainability of inequality

James Galbraith (2019) argues that a sustainable and civilized future depends on getting a grip on global finance.



Inflação brasileira

Carlos Luque, Simão Silber e Roberto Zagha (2019) A ameaça de mais uma década de crescimento anêmico e desemprego alto é real. É urgente um programa de recuperação.



Guerra entre os homens de bem

Demetrio Magnoli (2019) Só há lugar para um único Putin; eis a causa da guerra em curso.



Condenação

Fernando Haddad (2019) Juiz me condenou por algo de que nem sequer fui acusado.



Mudou a dinâmica da inflação

Samuel Pessôa (2019) Choques de oferta não têm alterado a dinâmica da inflação, como mostra câmbio.



Tempestade perfeita

Bernardo Carvalho (2019) Otimista quer crer que o mercado, as instituições e o próprio governo vão frear os desvarios do chefe da nação.



Sobre Primo Levi e a identificação com as crianças de Fossoli

Paulo Nogueira Batista Jr. (2019) O relato do escritor me jogou de volta para momentos da minha própria infância.



Primo Levi transformou em arte relato sobre horror de Auschwitz

Renato Lessa (2019) Sobrevivente do campo de concentração na 2ª Guerra, escritor italiano completaria cem anos na próxima quarta (31/7)



Desigualdade de chances no Brasil caiu, mas segue em nível lamentável

Ricardo Paes de Barros (2019) País precisa igualar oportunidades na primeira infância (Entrevista a Fernanda Mena).



A mãe que desafiou ancestrais do bolsonarismo

Maria Cristina Fernandes (2019)



A MP do Estado anarcocapitalista

Maria Cristina Fernandes (2019) Medida ignora que relações econômicas também são de poder.



O pânico da superpotência América

Bradford DeLong (2019) Em vez de formar alianças para conter a China, Trump continua fazendo exigências aleatórias e incoerentes. Em vez de jogar com cuidado o jogo prolongado com a China, Trump parece estar entrando em pânico. E a China e o mundo sabem disso.



Aparelhamento bolsonarista

Celso Rocha de Barros (2019) Qual vai ser a desculpa para descartar qualquer um que não aceite acobertar esquemas?



Mineração em terra indígena, tesouro ou maldição?

Mercedes Bustamante e Manuela Carneiro da Cunha (2019) Estudos mostram sobreposição de pedidos de exploração mineral em 20% das UCs e terras indígenas.



Desmatamento e código florestal

André Albuquerque e Lucas Costa (2019) Estimamos que, entre 2012 e 2017, 533 mil hectares, ou 23% do total do período, foram desmatados por causa da alteração do Código. Com parâmetros conservadores para o preço do carbono, de US$ 5 por tonelada de CO2, houve perda de US$ 1,3 bilhão.



A longa noite do meio ambiente

Joel Pinheiro da Fonseca (2019) Queimar nosso patrimônio ambiental parece ser projeto do governo.



O colapso da ordem estratégica na Ásia

Gideon Rachman (2019) Em todo o leste da Ásia, o último mês foi marcado por uma série de incidentes diplomáticos e de segurança que são sintomas de uma doença mais ampla.



Guerra cambial amplia conflito EUA-China

Humberto Saccomandi (2019) Guerra cambial é uma evolução natural da guerra comercial.



Nossa noite fria

José de Souza Martins (2019) A proclamada mais rica cidade do Brasil só o é se fecharmos os olhos para a realidade. Unidade dos contrários e síntese anômala de desencontros, terra do acobertamento do que somos e no que não queremos nos reconhecer.



Patriotismo não pode ser sectarismo

Fernando Abrucio (2019) Em sua forma benigna, o patriotismo tem de responder a quatro objetivos. O primeiro diz respeito à defesa dos interesses nacionais frente aos demais países. O sucesso nesse quesito vincula-se à capacidade de obter o máximo de benefícios numa determinada ordem internacional, o que exige entender a dinâmica de poder em cada contexto.



O óbvio

Tatiana Salem Levy (2019) O governo brasileiro nunca se dirigiu aos povos indígenas como nações, com o intuito constante de assimilá-los. A partir da Segunda Guerra, começou a vigorar a leitura de que "os índios, enquanto seres estranhos à nacionalidade, precisavam ser rigorosamente vigiados, porque eram potenciais inimigos.



Sem o SUS, é a barbárie

Drauzio Varella (2019) O Brasil foi ousado ao levar assistência médica gratuita a toda a população.



A caminho da desaceleração global

Rana Foroohar (2019) Não se resolve problemas de endividamento com mais dívida. Banqueiros centrais, por mais desesperados que possam estar para compensar os danos provocados por um presidente americano errático, não podem criar um crescimento real; podem apenas fazer o dinheiro circular.



Energia nuclear é suja, cara e perigosa

Chico Whitaker (2019) Em resposta a texto do físico Henrique Gomes acerca de desastre na usina ucraniana de Tchernóbil, urbanista refuta a ideia de que a energia nuclear seja a mais segura de todas e aponta estratégia que busca menosprezar os efeitos da contaminação radioativa.



The currency manipulation game

Jeffrey Frankel (2019) The United States government's assertion that the recent depreciation of the renminbi amounts to currency manipulation is not true. It would be more correct to say that the Chinese authorities gave in to market pressure - the immediate source of which was US President Donald Trump's announcement of new tariffs on Chinese goods.



Trump's deficit economy

Joseph Stiglitz (2019) Economists have repeatedly tried to explain to Donald Trump that trade agreements may affect which countries the US buys from and sells to, but not the magnitude of the overall deficit. But, as usual, Trump believes what he wants to believe, leaving those who can least afford it to pay the price.



China's long view

Stephen Roach (2019) Time and again, the long view in China has stood in sharp contrast to America's short-term approach. Sun Tzu put it best in his ancient treatise, The Art of War: "If you know the enemy and know yourself, you need not fear the results of a hundred battles."



Jeremy Corbyn's finest hour?

Yanis Varoufakis (2019) With Boris Johnson as UK prime minister, and his Brexit strategy crystal clear, the task of the Labour opposition is equally clear. It must expose the truth about Johnson's no-deal option - namely, that it means a Trump-deal Brexit - and put forward its own plan to end Britain's interminable ordeal immediately.



The fall of the economists' empire

Robert Skyldesky (2019) The goal of economics is to replace the particular languages that obstruct the discovery of general laws with the universal language of mathematics. This is the apotheosis of a Western conceit that can no longer be sustained by Western power.





A new direction for the planet's sake

Javier Solana (2019) With humanity consuming the planet's natural resources at an increasing rate, governments must demonstrate a much stronger collective commitment to tackling climate change. And with the significant exception of the United States, they generally seem to be getting the message.



Conheça a China futurista de carros elétricos, trem-bala e apps de saúde

Ronaldo Lemos (2019) Apesar dos delírios de grandeza que acometem o Brasil, no mundo em desenvolvimento quem acordou mesmo foi a China.



Os golpistas de 2019

Celso Rocha de Barros (2019) Não há mais como discordar que a democracia brasileira está em crise há vários anos.



Maria

Drauzio Varela (2019) Violência sexual contra crianças é o mais subnotificado dos crimes.



Perplexidades monetárias

Luiz Gonzaga Belluzzo (2019) A política monetária deve reconhecer seus limites e a fiscal deve ser reintroduzida como meio de estabilização.



Verdades e mentiras

Renato Ortiz (2019) Uma maneira de se compreender alguns traços deste mandonismo recente (lembra o fascismo de início e meados do século XX) é considerá-lo através da noção de populismo.



Conspiração e corrupção: uma hipótese muito provável

José Luis Fiori e William Nozaki (2019) As denominadas "teorias da conspiração", nada mais são do que "teorias do poder".




Fale conosco: ceciliaheise46@gmail.com